terça-feira, 26 de maio de 2009

A Guerra Fria

Através do visionamento deste vídeo, ficamos com a percepção do clima de guerra que se fazia sentir na União Soviética. Os soldados armados, prontos para atacarem ao mínimo sinal de ataque por parte dos inimigos. Havia soldados espalhados pela via marítima, pelo ar e pela terra, preparados para contra atacarem as tropas dos EUA. O período de Pós-Guerra que se viveu a seguir foi um período de alívio e de grande choque, pois por um momento tudo parou. Um silêncio desolador fez-se sentir naquele momento, nem armas, nem máquinas, nem agressões, foram ouvidas ou sentidas durante uns instantes, só mesmo o silêncio pairava naquele cenário desolador.

O Ínicio da Guera Fria:
Após a finalização da 2ªGuerra Mundial, surgiram os primeiros conflitos entre os EUA e a União Soviética. No decorrer destes conflitos, eram disputadas a Hegemonia Política, económica e militar. Foram estes conflitos que deram origem à chamada Guerra Fria. A União Soviética defendia um partido único (Partido Comunista), enquanto que os EUA apoiavam o regime Capitalista, que se baseava na ecónomia de mercado. Mais tarde e até ao ano de 1989, estas duas grandes potências mundiais tentaram converter novos povos, ao seu tipo de ecónomia e de política.
A Guerra Fria é a expressão que traduz o conflito ideológico, existente entre os EUA e a União Soviética. Durante estes conflitos não foram utilizados quaisquer tipos de armamento, apesar de ambos os países possuírem grandes quantidades de armamento pesado. Para além de estarem em conflito um com o outro, os EUA e a União Soviética também se encontravam em conflito com outros dois países que eram a Coreia e o Vietnam. Vivia-se então num clima bastante adverso e de grande desconfiança, por parte de toda a população, com medo de encontrarem nas ruas traidores ou partidários do inimigo.
Devido a falta de democracia, ao atraso económico, e a crise nas repúblicas soviéticas, acabou por se instalar a crise do socialismo no final da década de 1980.
Em 1980 o Muro de Berlim desvanece-se e as duas “Alemanhas” voltam a unificar-se. Em 1990,o presidente da União Soviética, Gorbachev , começou a acelerar o fim do socialismo, naquele país e nos aliados. Devido às reformas económicas, aos acordos com os EUA e às mudanças políticas, o sistema foi enfraquecendo. Foi então o fim de um período de embate político, ideológico e militar. O capitalismo vigoroso seria então implantado nos países socialistas.

1 comentário:

  1. Fala sobre as guerras dos EUA,que lá eles Vivia em guerras e que depois de um tempo eles pararam.

    ResponderEliminar