terça-feira, 26 de maio de 2009

Ghandi, O Guerreiro da Paz

Ghandi, O Guerreiro da Paz

Mohandas Karamchand Ghandi ( de cognome Mahatma Ghandi) nasceu em 1869 na Índia Ocidental. É hoje considerado um dos maiores humanitários da História. Formou-se em Inglaterra , em Direito e exerceu a profissão de advogado em África do Sul em 1891, permanecendo assim, durante 20 anos defendendo os direitos Hindu contra a egemonia Britânica.
Ghandi foi preso por várias vezes, pois representava uma ameaça para a soberania Inglesa.
Ghandi destaca-se principalmente devido às suas acções contra a violência. Conseguiu a independência da Índia apenas recorrendo ao boîcote dos produtos importados, nomeadamente os de origem Inglesa. O Guerreiro e Heroi da Paz morre mais tarde em 1948, assasinado por um fanático Hindu.

COMENTÁRIO ao vídeo:

Como podemos observar, a Índia passava grandes dificuldades a nível social e político. Ghandi, como pessoa formada que era, estabeleceu-se como líder da comunidade indiana, que se opunha ao domínio inglês. Pela sua aparência física pode-se concluír que para causar um impacto manifestante, este realizava greves de fome e outras práticas não violentas.
O grande objectivo de Ghandi foi conseguir a independência indiana. De facto conseguiu-o, em 1947, mas no ano seguinte foi morto por um fanático Hindu. Ghandi sempre procurou resolver os conflitos de forma não-violenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário