terça-feira, 26 de maio de 2009

A hegemonia americana

Este video mostra-nos algumas imagens da Guerra Fria.





As duas superpotências

Com o treminar da 2ª Guerra Mundial os Estados Unidos "apareceram" ou seja tinham um poder muitissimo superior ao das outras potências vencedoras, ambas dominavam extenços territórios muito ricos em matérias primas e por esse motivo dispunham de um imenso poder económico.

O dominio económico e financeiro dos EUA

Como o seu território conseguiraescapar aos ataques inimigos os Estado Unidos conseguiram desenvolver um grande potencial tecnológico, ligado principalmente á produção de armamento. Após o conflito p material de guerra foram rapidamente recompartidas dando assim as outras industrias. Assim o EUA passarm a ser assim principal país fornecedor de produtos agrícolas e industriais e tornaram-se assim a maior potência industrial e comercial do mundo.

A superioridade militar e estratégica

durante alguns anos os Estados Unidos foram o único país a possuir a bomba atómica, por outro lado estabeleceram alianças com numerosos países o que lhes permitiu ocupar uma vasta rede de bases aéreas e navais, nomeadamente ao longo das costa do atlântico, mediterrâneo e pacífico.

Ana Carolina e Vanessa Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário